Saturday, March 8, 2014

False Bay - Pinotage 2012


By Sociedade da Mesa
Região: Paarl Region - Western Cape - África do Sul
Uvas: 100% Pinotage
Produtor: False Bay Vineyards
São muitas as regiões vitivinícolas do mundo que buscam a identificação de seus vinhos com uma variedade emblemática. Por exemplo, a França, com variedades como a Cabernet Sauvignon ou a Merlot (entre outras); a Itália com a Sangiovese ou a Nebbiolo; a Espanha com a Tempranillo; a Austrália com a Shiraz ou a Argentina com a Malbec.
São países produtores que buscam, por intermédio dessas variedades, comunicar as qualidades de sua vitivinicultura e dar a ela, se possível, mais personalidade. Mas na África do Sul, diferentemente de todas essas regiões produtoras, não existia nem se buscava uma variedade que a identificasse. Digamos que, por acaso, acertaram com a Pinotage.
Não é necessário insistir na qualidade dos vinhos sul-africanos. Esta região, parte do chamado Novo Mundo, com um passo firme e contínuo, vem escalando o olimpo dos vinhos. E o faz com exemplares surpreendentes e originais, elaborados com a variedade símbolo do país – a Pinotage –, fruto de um cruzamento entre a Pinot Noir e a Cinsault (chamada de Hermitage na África do Sul, que buscava unir a elegância aromática da primeira com a resistência e a capacidade de produção da última). O resultado foi uma uva capaz de abrir espaço para vinhos com um caráter muito frutado, com boca sedosa e elevado conteúdo de álcool. Uma variedade exigente quanto ao cultivo, razão pela qual todos os produtores e enólogos são atrevidos com ela.
Sempre buscamos trazer bons exemplares sul africanos, mas os nossos associados certamente repararam que há muitos anos não apresentamos um monovarietal como esse. O False Bay é um ótimo exemplo de Pinotage, brilhante e elegante, o qual convidamos todos a conhecerem e desfrutarem.
Álcool: 14%
http://www.falsebayvineyards.co.za/home/

No comments:

Post a Comment