Friday, June 8, 2012

Hécula 2000



By Sociedade da Mesa
Região: Yecla - Espanha
Uvas: 100% Monastrell
Nossa próxima escala no “Globo Vinícola” leva-nos ao sudeste da Espanha, mais precisamente à região de Murcia, e à D.O. Yecla, famosa pelos seus Monastrell monovarietais (chamada de Mourvedre na França). Variedade talvez introduzida no sul da Espanha e França pelos fenícios, há registros que citam o século XV como o início do cultivo da uva Monastrell no sudeste da Espanha. Com esta variedade, elaborou-se um histórico vinho doce, que chegou a ser o mais caro da Europa, o Fondillon. Diz a lenda que o Rei Felipe II da Espanha era um dos maiores fãs. Selecionamos para este mês, o que consideramos um dos melhores Monastrell existentes no mercado, o Hécula.
Produzido pela Familia Castaño, a grande artesã dos Monastrell, este vinho tem conquistado o mundo. A monastrell é uma uva geralmente usada em assemblages (mesclas) e poucas vinícolas conhecem a arte de produzí-la como varietal 100%. Entre elas, a Bodegas Castaño é uma das mais reconhecidas neste quesito. Será uma das grandes seleções do ano: envelhecido 6 meses em carvalho, o potente e afamado Hécula 2009, que atingiu 90 pontos Parker* (* Robert Parker é um dos maiores críticos de vinhos do mundo).
Vinho de estrutura forte, granada cereja intenso. Nariz com frutas vermelhas doces, lembranças de folhas secas e casca de árvores com notas mentoladas. De paladar equilibrado na boca, sua estrutura marcada está acompanhada por um toque de xarope, que dá volume na boca e beira o doce. Lembranças de pólen características da Monastrell. Mais uma vez, estes toques de folhas secas que apareciam no nariz. O barril, integradíssimo, só acompanha. Harmonização: Este vinho acompanhará um cordeiro, carnes vermelhas grelhadas e embutidos curados, inclusive pratos ensopados marinados ou picantes. Temperatura: Degustar entre 16 e 18ºC.
Guarda: Está em um excelente momento para ser consumido. Poderá ser guardado por 3 anos.

No comments:

Post a Comment