Sunday, May 11, 2014

Caliterra Tributo Cabernet Sauvignon - 2008




By Portofino
REGIÃO: Valle de Colchagua – Bloco Quillay – vinhedos com 10 anos de idade.
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 89% Cabernet Sauvignon, 5% Carménère, 3% Shiraz e 3% Petit Verdot.
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14° GL
ACIDEZ TARTÁRICA: 5,6 g/L
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: Clima temperado, marcado por invernos frios e secos, tardes calorosas, com brisas vindas da Cordilheira da Costa, que geram noites frescas e com dilatado período de amadurecimento.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos limo-argilosos, com 33% de argila e ótima drenagem. Vinhedos com orientação nordeste-sudoeste e uma inclinação de 2,4º.
ELABORAÇÃO: Colheita manual em pequenas caixas no ponto ótimo de maturidade. Desengace completo e suave prensagem com posterior início da fermentação em tanques de aço inoxidável, com estrito controle de temperatura à 28ºC. Tempo total de “cuvaison” de 25 dias, visando maior extração de cor e de taninos suaves. O vinho foi então trasfegado para o amadurecimento e a malolática em barricas de carvalho. Clarificação natural por decantação, leve filtração e engarrafamento.
AMADURECIMENTO: 14 meses em barricas de carvalho americano (60%) e francês (40%).
ESTIMATIVA DE GUARDA: 6 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Rubi concentrado com halo purpúreo. Intensos aromas de cerejas negras e cassis, tabaco, menta e chocolate. Sua percepção em boca é rica, com taninos doces, fresco e muito persistente.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Intensos aromas de cerejas negras e cassis, tabaco, menta e chocolate. Sua percepção em boca é rica, com taninos doces, fresco e muito persistente.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Lombo de cordeiro e seu demi-glace com mini-legumes no vapor; Pombo braseado com ervas, especiarias e legumes aromáticos; Ravioli de carnes de caça na manteiga de sálvia.
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
ROBERT PARKER: 91 Pontos
DESCORCHADOS 2011: 89 Pontos

No comments:

Post a Comment