Sunday, May 11, 2014

MO Salinas Monastrell - 2011



By Sociedade da Mesa
Região: Alicante - Espanha
Uvas: 85% Monastrell, 10% Cabernet Sauvignon e 5% Garnacha Tintorera
Produtor: Bodegas Sierra Salinas
Quando falamos em critérios de seleção, todos os nossos vinhos têm em comum a aderência a um padrão de qualidade. Além disso, conseguimos separá-los em dois grandes “grupos”:
O primeiro é o dos rótulos que chegam até nossos associados porque apresentam uma relação qualidade-preço desproporcionalmente boa.
O outro diz respeito aos vinhos que se destacam em termos de variedade, que pode ser de região, da uva ou do processo produtivo.
No próximo mês, teremos a feliz junção dos dois grupos; um exemplar onde tanto os fatores variedade quanto qualidade e preço se destacam de forma muito equilibrada.
Conseguir encontrar um vinho feito majoritariamente de Monastrell, que se encaixe nos nossos critérios de seleção já seria uma boa justificativa para essa escolha. A dificuldade é tal que, em 10 anos de Sociedade da Mesa, isso só ocorreu uma vez nessa seleção. Uma uva de difícil maturação, usada principalmente em cortes e reconhecida historicamente mais pela quantidade do que pela qualidade.
O MO é produzido na região de Alicante (nossa primeira passagem por lá), por viticultores que são referência no sudeste da Espanha, a Familia Castaño. Temos aqui, um vinho diferente e distinto, de um produtor merecidamente reconhecido, a um preço muito inferior do que sua qualidade sugeriria. Brilhante, de aromas elegantes de especiarias e ligeiros balsâmicos, com uma passagem por barris de 4 meses. É um exemplo perfeito das virtudes e capacidade desta varietal que geralmente complementa os vinhos e poucas vezes é a protagonista.
Álcool: 14%

Bodegas Sierra SalinasAlicante, Spain
The boundary where the province of Alicante meets Murcia is the location for the Bodegas Sierra Salinas vineyards, parcels of land that were purchased by the Castaño family in the year 2000 in a strong show of commitment to the Monastrell grape variety, technology (without forgetting the legacy of past generations) and quality at every stage of production.
Both the estate and the winery are situated in the foothills of the Sierra de Salina, north of Alicante, within the municipal district of Villena, lying on stony-limestone soils that are poor in organic matter.

No comments:

Post a Comment