Saturday, May 24, 2014

Gratia Agere - Carmenère 2013




By Sociedade da Mesa
Região: Valle Central - Valle de Colchagua y Valle del Maipo - Chile
Uvas: 100% Carmenère
Produtor: Maola Wines
A Carmenère* não aparecia como personagem principal em nossas seleções há quase 5 anos. Essa já seria uma bela razão para apresentarmos um monovarietal desses como nosso vinho do mês.
Mas a história fica muito mais interessante quando olhamos o porquê de sua ausência e, principalmente, o porquê de sua escolha. Esteve ausente porque a grande maioria dos exemplares que provamos, ao longo dos anos (e foram muitos), tinham um quê de “mais do mesmo”: aromas, estrutura, corpo, tudo muito parecido.
E qual o atrativo desse rótulo em particular? Menos apimentado, mais moderno, com aromas diferentes dos presentes nos “Carmenères comuns”, muito mais macio e redondo que o tradicional e com uma evolução deliciosa. Tem tudo para ser um rótulo que agradará, e muito, a gregos e troianos.
Por fim, possivelmente todos ficarão encantados com a relação qualidade-preço do Gratia Agere Reserva, que vale muito mais do que pesa.
Para os curiosos, uma sugestão: coloquem esse vinho lado a lado com outros exemplares dessa varietal, e divirtam-se!
*Muitos já conhecem a história, mas não custa contar novamente. A Carmenère é uma uva de origem francesa que, em determinado momento, foi dada como desaparecida. Após muitos anos, foi encontrada no Chile, por acaso, misturada a pés de Merlot (as duas cepas possuem características muito similares). Lá, desenvolveu-se como em nenhum outro local no mundo e hoje, embora ainda seja encontrada em pequenas quantidades na França, é vista como a uva símbolo do Chile.

No comments:

Post a Comment